Nova FM 103.5MHz

Geral

Programa usará inteligência de dados para apoiar desenvolvimento dos municípios de MS

Intenção é criar uma radiografia dos municípios em cada setor para 'atacar' os problemas de forma cirúrgica

Programa usará inteligência de dados para apoiar desenvolvimento dos municípios de MS
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para reduzir as desigualdades regionais e melhorar a vida das pessoas, o Governo de Mato Grosso do Sul está criando um programa que vai levar ações e recursos para os municípios.

A intenção é criar uma radiografia dos municípios em cada setor para “atacar” os problemas de forma cirúrgica. Com o objetivo de identificar as necessidades de cada cidade nas áreas de saúde e educação e conhecer o ambiente de negócios, a gestão estadual assinou um convênio com o Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), publicado na última quarta-feira (9).

Na saúde, a análise de dados ajudará a identificar padrões e tendências, permitindo um planejamento mais eficaz de recursos, melhoria no atendimento e uma resposta mais rápida a surtos e epidemias.

Já na educação, o uso de dados pode auxiliar na identificação de lacunas de aprendizagem, possibilitando intervenções personalizadas e aprimoramento do ensino. E as informações sobre ambiente de negócios serão usadas para fomentar a geração de mais empregos e melhorar a renda das pessoas.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, explicou que o governo vai usar a inteligência de dados para apoiar o desenvolvimento dos municípios. “O objetivo é melhorar a vida das pessoas por meio de políticas públicas efetivas. O Programa Municipalismo Ativo vai apoiar o desenvolvimento local e fazer uma gestão orientada”.

Secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Frederico Felini, explica que os 79 municípios de Mato Grosso do Sul poderão aderir ao Programa Municipalismo Ativo, que contará com um portal. “As prefeituras terão a oportunidade de colocar os projetos delas nesse endereço eletrônico. A adesão não terá custo para os municípios e a participação deles vai ampliar a possibilidade de conseguir investimentos do Estado”, disse.

A análise de dados também pode otimizar o planejamento urbano, auxiliando na identificação de áreas de maior necessidade e na alocação eficiente de recursos para melhorias em transporte, saneamento e serviços públicos essenciais.

O Programa Municipalismo Ativo será um trabalho de cooperação entre Governo do Estado, Sebrae e os Municípios do Mato Grosso do Sul para solucionar desafios através de uma estratégia de inteligência de dados com foco na melhoria dos indicadores nos territórios, gestão de resultados e desenvolvimento territorial.

FONTE/CRÉDITOS: JNE

Veja também