As mulheres aquidauanenses terão um lugar especial para atendê-las com exames, procedimentos de enfermagem, consultas médicas de rotina e obstétricas e, entre outros serviços voltados às mulheres, gestantes e puérperas.
Para conhecer in loco como funciona a clínica da mulher, quais a estrutura físicas e de equipamentos são necessários que o local tenha, quais as dimensões em áreas e corpo técnico, uma comitiva da Prefeitura de Aquidauana realizou na última quarta-feira, 26, uma visita técnica na Clínica da Mulher, recém-inaugurada em Maracaju.
Em Maracaju, a comitiva aquidauanense foi recepcionada pela secretária municipal de Saúde – Rubya Machado Mendonça, Paulo Cesar Chagas Ferreira (Superintendente do Hospital Soriano Correa da Silva), Joziele Santos Bertolim (coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde) e Renata de Lima Matos (assistente social do Hospital Soriano Correa da Silva).
Foi feita a visita às instalações da Clínica de Saúde Mulher, que tem 3 (três) salas P.P.P. (Pré-Parto, Parto e Pós Parto) com possibilidade da prática do parto natural/humanizado, área de deambulação coletiva, posto de enfermagem, enfermarias com banheiros preparados para higienização das mães e também dos recém-nascidos, ala ambulatorial e sala de palestra, consultório de triagem, consultório ginecológico, sala de mamografia diagnóstica e área administrativa.
O deputado Geraldo Resende, em recente visita à Aquidauana em junho, anunciou para o prefeito Odilon Ribeiro e para a Rede Feminina a destinação de uma emenda R$ 3 milhões para a construção de uma Clínica de Saúde da Mulher e, na oportunidade, indicou que a equipe de Aquidauana da Saúde, Assistência Social e da Rede conhecessem de perto as estruturas das clínicas de Maracaju e de Rio Brilhante, buscando fazer uma interlocução e levantamento sobre o que é ideal para a estrutura a ser construída em Aquidauana.
“Não poderíamos deixar de fazer a visita e conhecer de perto como foi construído e organizado esse espaço voltado à saúde das mulheres. Estamos muito felizes e com uma grande expectativa para que o projeto da clínica em Aquidauana seja exitoso, completamente adequado as demandas que precisamos lá e, claro, possamos acolher com carinho e humanização as pacientes”, explicou a secretária de Saúde, Patrícia Panachucki.
A comitiva visitou também o Hospital Municipal Soriano Correa da Silva, para conhecer de perto como funciona a Central de Atendimento à Mulher Vítima de Violência que chega até a unidade hospitalar para ser atendida. Ali, a mulher tem a disposição, além do acolhimento, o atendimento com médico, enfermeira, psicóloga e assistente social, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Finalizando a visita em Maracaju, a equipe de Aquidauana e da Rede Feminina foi conhecer a AMAPC - Associação Maracajuense Amigos Portadores de Câncer, onde foram recebidos pela presidente Andreia Bess.
Fizeram parte da comitiva a secretária de saúde de Aquidauana Patrícia Panachucki, a secretária de assistência Social Rose Bossay, a primeira dama Maria Elisa, parte da equipe técnica da secretaria de saúde e assistência social, representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Aquidauana e Anastácio Ivone Nemer e Maria Joaquina da Silva.